domingo, 19 de fevereiro de 2012

Compromisso com Deus, Questão de Sobrevivência.


         Salve, Salve #FamíliaNTP, como estamos? Espero que bem. É com um baita orgulho que publico hoje o meu primeiro artigo neste espaço abençoado por Deus. Quero louvar a Deus primeiramente, pois sem ele nada seríamos. Para você que ainda não me conhece eu sou Daniel Machado, servo de Deus, esposo da Jack, líder de jovens do CEI - Araruama, sob o apascentar do Pr. Jairo Monteiro e, também, colunista deste blog. Hoje trataremos a respeito de algo fundamental para a nossa existência: Compromisso com Deus. E ai, tá a fim de alimentar-se um pouquinho ? Então vamos nessa. 


Daniel Machado - Foto:
Arquivo Pessoal.

Compromisso com Deus é algo muito sério. Muitos são os argumentos existentes para falar sobre este assunto. Quando somos compromissados com alguém, passamos a ter um relacionamento com esta pessoa e, por conseqüência, passamos a estar sempre junto além de manter contato com esta pessoa. Para que você compreenda o “por que” deste artigo, precisamos entender que nos relacionarmos com uma pessoa física é diferente de mantermos uma relação com um ser espiritual, afinal, seres humanos são visíveis aos olhos e o que é espiritual, demanda uma visão baseada na fé, olhar este que não é possuído por todos.  Antes que você se pergunte, deixe eu te dizer: Qual é o objetivo desta matéria? A resposta é simples: Fazer você decifrar que tipo de relacionamento ou de compromisso tem com Deus. Trata-se de algo mútuo ou será que só Deus tem honrado a sua vida e os compromissos que fez contigo e você nada tem feito por ele?
Agora vamos imaginar uma situação, amigo leitor e visitante do #FamiliaNTP. Quando você conhece aquele alguém especial, que mexe contigo e desperta algo diferente dentro de você, seja um amigo ou até mesmo namorado, a vontade que existe em nós não é a de estarmos perto deste ser maravilhoso e que tanto nos faz bem? Todo momento que passamos ao lado dele ou dela passa a ser pouco e temos na boca um gostinho sem igual de quero mais. O tempo passa, o sentimento cresce e se torna grande. Passamos então a escrever coisas lindas para esta pessoa. Qualquer música especial nos remete um turbilhão de pensamentos que a envolvem. Em poucas palavras, podemos dizer que a nossa vida passa a girar em torno desta geniosa criatura. Sentimos uma necessidade singular de estar perto dela. O look para um encontro passa a ser composto pelas melhores peças existentes no guarda roupa, jogamos nosso melhor perfume e temos sempre algo em mãos para presenteá-la. A paixão fica  cada vez mais intensa quando estamos perto dela. E meus amigos, quando se trata da nossa vida com Deus a coisa não é diferente. Quando o conhecemos de verdade, com experiência e não apenas por ouvir falar, conseguimos entender a grandeza do seu amor por nós, tomando ciência de que este sentimento é algo singular, que ser humano algum pode nos oferecer.
Assim como em qualquer outro tipo de relacionamento, o que temos com o todo poderoso ao qual servimos, exige alguma coisa de nós, tais como: Fidelidade, entrega, desejo e renúncias. Quem não se lembra de um jovem chamado Daniel, que foi levado de sua terra para outra nação, cuja cultura, hábitos, gostos e deuses eram completamente diferentes dos seus? Contudo, apesar de toda a provação e sufoco passados por este jovem, ele em momento algum perdeu a sua ligação com Deus. A partir do momento que nos decidimos ter uma vida aliançada com o nosso senhor Jesus e as com as obras de Deus, precisamos assumir a mesma postura de Daniel. Faz-se necessário que ponhamos em nossas cabeças que apesar de estarmos vivendo neste planeta terra, não pertencemos a ele. Nossa nação é o céu. O próprio senhor Jesus disse que ira até o pai com o intuito de nos preparar um lugar. Contudo, não podemos nos esquecer que para viver essas prerrogativas, precisamos levar nosso compromisso com Deus a sério. Assim como Daniel, não podemos nos contaminar com os manjares que esse mundo nos oferece. Quando Daniel decidiu honrar ao senhor e não se corromper com as bandejas do rei, Deus o marcou e firmou com ele um compromisso de guardá-lo.  
Assim como toda pessoa apaixonada por alguém, conforme citamos lá em cima, Daniel queria sempre estar junto com Deus. Ele orava três vezes ao dia. Uma vez pela manhã, outra pela tarde e mais uma vez à noite e por isso possuía uma vida muito abençoada e era admirado por todos os outros jovens. Tudo isso resultado do seu compromisso com o Senhor nosso Deus. O tempo passou a vitória de Daniel começou a incomodar algumas pessoas que existiam ao seu redor. Até que três homens, revoltados com a intimidade que este jovem tinha com Deus, resolveram induzir ao rei a assinar um decreto que proibisse todos os súditos de seu reino fizesse petição a outra pessoa senão o rei (Isso incluía Deus, proibindo Daniel de fazer orações.). O mesmo concordou, assinou o decreto e selou o papel em que constava o mesmo com o seu anel, o que, naquela época,  tornava uma decisão irrevogável. Sem hesitar e ciente de que obstáculo algum poderia o afastar do Deus ao qual ele servia, Daniel não pensou duas vezes e continuou mantendo sua vida de oração no mesmo ritmo, até que um dia os mesmos homens que levaram até o rei a idéia do decreto, pegaram Daniel orando e logo o acusaram de desobediência ao rei. Daniel, então, foi levado a julgamento por seu ato de Desobediência. (Gostaria de abrir um parêntese neste momento. Perceba e entenda que toda pessoa que quer ter ou até mesmo que tenha uma vida compromissada com Deus é invejada, perseguida. Porém, quem conhece o Deus com o qual se relaciona sabe que ele não nos deixa desamparado. Tenha uma vida compromissada com Deus e verás o poder do senhor).
Passado o julgamento o rei ordenou que os homens atirassem Daniel na cova dos leões, colocando uma pedra sobre ela. Não satisfeito com o que estava fazendo com aquele jovem. O relógio andou, o Rei retornou ao seu palácio, sem saber o tamanho do Deus ao qual Daniel servia. Chegando a suas dependências foi tomado por uma tristeza muito grande. Não queria comer, nem ouvir músicas. No outro dia, completamente arrependido do que tinha feito, acordou bem cedo e foi correndo até a cova onde havia jogado Daniel. Chegando lá, o chamou pelo nome com a voz de quem não tinha esperança de encontrar vida ali, dizendo: - Daniel, servo do Deus vivo, por um acaso pode o Deus a quem tu serves tê-lo livrado dos leões? E Daniel então responde: - Vive tu para sempre oh rei. O Deus ao qual eu sirvo enviou um anjo que fechou a boca dos leões e não me causaram dano algum. O rei Dario então muito feliz mandou que tirasse ele da ova e mandou que aqueles homens que efetuaram a denúncia contra aquele jovem fossem lançados com suas mulheres e filhos na cova. E advinha qual foi o resultado? Antes mesmo que seus corpos tocassem o solo daquele local os leões já haviam o devorado.
Se a partir deste artigo você decidir viver uma nova dimensão de vida com o nosso senhor e salvador e ter com ele um compromisso mais Sério, você irá viver milagres incríveis vindos dos céus. Daniel foi livrado da cova não por ter a afetividade do Rei, mas sim por ser totalmente aliançado com Deus, e quando possuímos em nossa vida vínculos similar ao que Daniel tinha com o senhor, e quando isto acontece, é ele, o nosso Deus, quem peleja as nossas batalhas, fazendo com que nossos inimigos caiam em todas as armadilhas que porventura armaram contra nós. E você, vai tomar a decisão de viver compromissado com Deus? Se você quiser viver com o Senhor algo que seja mais do que ir a igreja mais do que três vezes na semana, feche seus olhos onde estiver e diga: “Deus eu ouvi a sua voz e entendi o que estão falando comigo e quero viver mais para ti e menos para mim. Quero me esvaziar de mim mesmo para ser cheio do seu espírito em nome de Jesus. Amém. Feito isso comece a ter uma vida de oração e verás o sobrenatural de Deus em seu viver. E mesmo que as ondas se levantem o seu barco não afundará. Seja compromissado com Deus, pois compromisso com Deus é uma questão de Sobrevivência.


Forte abraço a todos. Até a Próxima. Estamos juntos! 
Daniel Machado. 



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

De onde viemos, Quem somos e para onde iremos?


Salve, Salve #FamiliaNTP. Como estamos?  São com muitos motivos para glorificar o Deus ao qual servimos que publico hoje o nosso segundo artigo do blog. Mesmo ciente de que não mereço, muitas são  as experiências que o senhor  tem me concedido. Hoje trataremos a respeito de algo que Deus colocou em meu coração e que pode ser tratada como fonte de alimento para nós, que já temos como forma de vida este caminho maravilhoso, quanto para  evangelizarmos aqueles nossos amigos que ainda não conheceram o nosso senhor e salvador Jesus Cristo. O tema que usaremos hoje é uma pergunta feita pelo menos uma vez por toda a humanidade: “Para onde iremos nós”? Tá a fim de ler um pouco mais sobre isso? Então vamos nessa.  Leia até o final, tenho certeza que você dará algumas risadas e refletirá muito.



   Quem de nós, na condição de ser humano, nunca ouviu algum questionamento do tipo: “De onde viemos, quem somos e para onde iremos?”. Muitas vezes, não? Pois é. Falar a respeito de questionamentos deste tipo é algo muito comum nos dias de hoje. Vivemos um momento onde a Depressão tem sido cada vez mais comum não apenas em pessoas com idade mais avançadas, mas também na vida de jovens como eu, você e muitos outros que nós conhecemos. Contudo, não podemos deixar de tocar neste assunto sem falar que, todo este tipo de aflições como dúvidas, confusão, tormento e opressão é algo existente na vida de pessoas que, ao contrário de nós, enquanto geração Louca por JESUS, não tiveram, ainda, um encontro com o Deus vivo ao qual servimos.
Queridos brothers and sisters, o objetivo deste artigo, é levar até você questionamentos que  façam com que seu consciente seja submetido uma reflexão profunda a respeito da sua posição com o nosso senhor e salvador Jesus Cristo, um momento em que você possa pensar conosco e avaliar atitudes. É bem provável que a resposta para o primeiro, dos três questionamentos abordados lá em cima, no primeiro parágrafo você já saiba. De onde nós viemos? Se alguém ai do outro lado disser “Do macaco”, eu digo que descendência com eles, só se for algo referente a sua família, pois eu não sou parente de macaco e sim filho de Deus. (risos). Quem já leu o primeiro capítulo da bíblia, sabe tudo começou com Adão e Eva, que eram humanos e não chipanzés. Portanto, ao contrário dessa galera que ainda não conheceu a verdade que temos acesso, nós já temos uma resposta concreta. Já que estamos sabendo legal e aniquilamos a primeira pergunta, vamos então para a segunda, que é o ponto chave do nosso raciocínio. QUEM SOMOS NÓS?  Que geração é esta a qual pertencemos? E ai playboy? O que você responde? E você madame? Quem é que você tem sido ultimamente? Pois é. Se a sua resposta imediata foi “Eu sou parte de uma geração que escolheu a santidade”, Meus parabéns. Você está certíssimo (a).  Agora será que você tem posto em prática essa resposta? Será que seus amigos de colégio, faculdade e trabalho, olham para você e vêem na sua pessoa atitudes condizentes com a sua forma de vida? Ou será que o amigo leitor e irmão em cristo Jesus tem feito parte da geração 007 de Deus, os crentes secretos? Será que as pessoas ao seu redor têm visto em você a diferença que todo jovem louco, doido varrido por cristo deve ter?  E agora, José? Antes de termos na teoria a respostas este segundo questionamento, precisamos entender que mil vezes melhor que resposta teórica, é a resposta prática. Aquela que responde até mesmo as perguntas que nunca foram feitas. Somos geração eleita por Deus para fazer a diferença no meio desta juventude que está perdida em um estilo de vida que nada tem a oferecer senão a morte eterna. Como fazer a diferença? É o que veremos aqui. Agora vamos exercitar um pouco. Levante ai do seu PC, notebook, ipad, tablet seja lá o que for que você tiver usando para nos visitar, e pegue a sua bíblia. Pegou? Ah Muleque ou Ah garota!  Agora abra o livro sagrado no evangelho de João Capítulo 6, leia os versículos 53 ao 59 e logo em seguida os Versículos 66 ao 68.  Leu? Então vamos prosseguir. Você percebeu o que aconteceu quando Jesus falou ao povo o que precisaria ser feito para que os mesmos o seguissem verdadeiramente? Muita gente saiu fora. Agora pense comigo, porque será que toda essa galera não entendeu a mensagem que o Senhor queria passar naquele momento? A resposta é simples. Aquele bando de cabeçudo que recusou ao filho de Deus, o fez porque não ouviu a colocação e a levou para o lado carnal, se esquecendo do espiritual. Já parou para pensar, que nojeira? Imagine se eu, ou até mesmo o Daniel,  chegássemos para você agora e falássemos assim: “Escuta aqui mermão, para fazer parte da juventude CEI você precisa BEBER DOIS COPOS DE SANGUE NOSSO E COMER AI UMAS 400 GRAMAS DE MÚSCULOS Meus e do Daniel, ou de algum outro membro do grupo.” Você ficaria, ou toparia fazer parte dessa juventude? CLARO QUE NÃO. Se Alguém ai disser que aceitaria me avise, pois será o primeiro visitante canibal deste blog.  Portanto, para fazer a diferença no meio da sua galera é necessário que você olhe com os olhos espirituais, tudo aquilo que eles olham com os olhos da carne. Deixar de “pegar” aquela gatinha que tá te dando mole brother, ou aquele “gatinho” que não para de te olhar é a mesma coisa que renunciar os seus conceitos carnais para “Comer e beber da carne e sangue de cristo” e por conseqüência ter acesso ao pai que nos enviou seu filho. Recusar convites para experimentar aquilo que seus amigos lhe oferecem e que não é conveniente, nada mais é do que fazer como Pedro e não abandonar É calar com atitudes, a boca de todo ser humano que achou os ensinamentos de Jesus eram difíceis. Precisamos, assim como Pedro, entender que é muito mais válido renunciarmos ainda que por alguns instantes, os prazeres da nossa carne, para termos uma intimidade nossa com Deus, do que fazer conforme aqueles insensíveis que abandonaram a Cristo por não querer largar a carne, usando como desculpa a célebre frase “É muito difícil seguir a doutrina dele!” Se mesmo após passar por estas reflexões você perceber que sim, as suas atitudes têm mostrado sua forma de pensar por elas mesmas, meus parabéns. Continue assim. Deus terá coisas grandiosas para a sua vida, assim como para a vida de todo aqueles que o honram. Agora se você percebeu que por algum motivo suas atitudes têm contradito o que a sua boca diz, não precisa se descabelar, se matar, muito menos se afastar da presença do senhor. Apenas vigie. Medite em tudo isso. Pois tenho certeza que muito mais tem Deus para lhe dar, do que tudo aquilo que você presencia no seu dia-a-dia.
Agora, após raciocinarmos juntos a respeito de tudo o que foi exposto ali em cima, podemos responder com a maior convicção do mundo a pergunta que muitos dos mais intelectuais seres que já passaram por esta terra não souberam responder: Para onde iremos nós?  A resposta é muito simples: Iremos em direção ao nosso senhor e salvador Jesus Cristo. Por quê? Porque só tu senhor, tens a palavra de VIDA ETERNA.
Forte abraço a todos, e vamos juntos rumo ao destino que acabamos citar. #Familiantp, de Araruama para o Mundo!

Estamos juntos.
Marcelo Mastra.
@marcelomastra
www.facebook.com/mastrautor

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Esperar para não desperdiçar - Aprendendo com a história de Jacó e Rachel.


Marcelo Mastra.  
          Foto: Juliana Fagundes 

               Salve salve galerinha abençoada, como vão? Para você que ainda não me conhece, me chamo Marcelo Mastra, tenho 21 anos, sou estudante de direito, autor da série de textos Notas de Uma Vida, ovelha do Pr. Jairo e do meu líder, além de colega de blog Daniel Machado. Em poucas palavras um SEMI-LOUCO POR JESUS.  A partir de hoje passo a ser colunista da #FamíliaNTP.
              É com muito prazer, alegria e uma vontade sem igual de glorificar ao nome do nosso Deus que posto a minha primeira contribuição para este espaço que acaba de ser inaugurado. Gostaria de dizer que quando resolvemos criá-lo, tínhamos como intenção proporcionar a você, amigo jovem, um espaço onde pudesse recarregar suas forças para a batalha diária contra o pecado, além de falar sobre assuntos que são muito presentes em nosso cotidiano. E ai, curtiu a ideia? Então vamos ao primeiro assunto da nossa história. A difícil arte de esperar em Deus e sua bendita recompensa. 
         

             Ansiedade. Quem de nós que nunca sofreu deste “mal”?  Seja para o dia de uma festa de alguém que gostamos muito, para o resultado daquele concurso ou vestibular que acabamos de prestar ou por qualquer outro motivo que esteja classificado como importante para nós, em algum dia passamos ou passaremos por isso.  Trata-se de algo normal, comum na vida de qualquer habitante deste mundo e, com cada um de nós, enquanto Geração que Escolheu esperar pelo tempo de Deus, não é diferente. Afinal, somos humanos e não extraterrestres, apesar de não pactuarmos com as coisas existentes neste mundo. Contudo, de nada adianta trazermos isto para os assuntos inerentes às bênçãos e vontades de Deus para nossas vidas. Por quê? É justamente o que veremos neste artigo.
Meus irmãos, para que possamos compreender o assunto abordado, se faz necessário a compreensão de uma coisa: Nós, enquanto igreja fazemos parte de uma geração chamada e escolhida por Deus para realizar a sua obra nesta terra e, por conseqüência do ato de aceitarmos a este, passamos a ser propriedade dele. Logo, abrimos mão de toda a nossa vontade para que o projeto dele para com as nossas vidas se realize. Portanto, todas as bênçãos que ele tem guardado para minha e sua vida, acontecerão no tempo dele e não no nosso. Existe um cronômetro divino milimetricamente calculado para que tudo aconteça no momento em que estivermos preparado e maduro o suficiente para receber sem desperdiçar. E para que o estágio esperado seja alcançado, não precisamos fazer nada além daquilo para o qual fomos convocados a fazer: A Obra de Deus. Lembro-me de uma passagem da bíblia que muito me marcou. Ela fica em Gênesis Cp. 29. De maneira resumida podemos dizer: Jacó chega ao poço de Harã conhece Rachel. Identifica-se para ela. Logo Raquel vai ao seu pai anuncia a ele que Jacó está ali. Labão reconhece o parentesco existente entre a sua pessoa e Jacó e o acolhe, dando-lhe a oportunidade de trabalhar com ele.  Passado uma semana Labão o pergunta qual é o salário que ele quer receber pelo serviço prestado. Sem hesitar, ele responde que quer Raquel como pagamento. Labão então concorda e diz que aceita. A palavra diz, no versículo 20: “Assim serviu Jacó sete anos por causa de Raquel; e estes lhe pareciam com poucos dias, pelo muito que a amava”. E passado os sete anos que haviam sido combinados Jacó chega até Labão a fim de reclamar o salário que  havia sido prometido. Os versículos 21 a 27 relatam ainda que após formar um banquete com todos os homens do lugar, Labão vai até Jacó e entrega Lia, sua filha mais velha. Sem entender nada, Jacó reclama dizendo: Vs. 25 – 27: “Que é isto que me fizeste? Porventura não te servi em troca de Raquel?, porque me enganaste? Respondeu Labão: Não se faz assim em nossa terra. Não se dá a menor antes da primogênita. Cumpre a semana desta, então te daremos também a outra, pelo trabalho de outros sete anos que me servirás.”
                No texto que citamos acima Raquel tipifica a benção do Senhor em nossas vidas. Labão tipifica o senhor Jesus que, quando nos chegamos a ele, nos reconhece como filho seu e nos chama para trabalhar em sua obra. Léia, a filha primogênita, é tipo da obra que temos a realizar para Deus. Meus irmãos, o que acontece conosco não é diferente do que aconteceu com Jacó. Muitos de nós, certo dia nos chegamos a Deus e nos apaixonamos pelas benções que ele tem a nos proporcionar. Colocamos nosso propósito diante dele e declaramos aquilo que achamos necessário para as nossas vidas, como forma de salário pelo nosso trabalho. Começamos então a trabalhar para Deus. E assim como o amor de Jacó por Raquel foi grande ao ponto de fazer com que o tempo de sete anos passasse como poucos dias, nossa empolgação em trabalhar para ele é tão grande que não sentimos o tempo passar. Até que achamos que já trabalhamos demais e vamos até ele cobrar a benção que nos foi prometida como forma de salário. E meus irmãos, muita das vezes não temos a maturidade espiritual necessária para entender o tempo de Deus e achamos que ele nos enganou e que tudo o que fizemos foi em vão. Quando na verdade não. Deus quer nos mostrar, através desta história bíblica que NÃO. O NOSSO TEMPO NÃO É O TEMPO DE DEUS.  Jacó chegou a Labão achando que já tinha trabalhado o suficiente para alcançar a benção que ele almejava. Para sua surpresa o pai de Raquel lhe entrega Leia, sua irmã mais velha, transmitindo a ele uma mensagem que dizia: Não meu filho. Ainda não é chegada a hora da tua benção. Mas fica tranqüilo que ela já está guardada aqui comigo. Contudo, o momento ainda não é propício. Tome a minha filha mais velha, cuide dela. Sirva-me por mais sete anos e ai então lhe dou a SUA BENÇÃO. A partir dali então Jacó aprende algo que leva para toda a sua existência, além de nos ensinar nesta passagem bíblica: A nossa benção, em todos os aspectos, nada mais é do que a mais simples consequência do  ato de fazermos a obra e esperar pelo tempo daquele que sabe de todas as coisas, o tempo de DEUS.
                E para encerrarmos, gostaria de deixar uma mensagem a você, que neste momento está chegando ao final da leitura deste artigo: Não. Não ache que Deus se esqueceu de você, ou que sua benção não vai chegar. Apenas faça sua obra. Permaneça firma em sua presença. Lembre-se que antes de aproveitar o momento de frescor e refrigério se faz necessário passar pelo deserto que é árduo e caloroso. E se mesmo assim a dúvida insistir em permanecer, vire para si mesmo e diga: Esperar em Deus é ter a certeza de que o melhor não passou, ele ainda está por vir. Basta ter fé e se entregar. Não duvide, apenas confie. É por isso que hoje não temos medo dizer: “Sim. Nós escolhemos esperar”.

Um forte abraço a todos.
Estamos juntos, #FamiliaNTP
Marcelo Mastra


Envie esta mensagem aos seus amigos. Clique em curtir, e compartilhe em seu perfil do Facebook.